
Sítio Web das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto
ECO - POESIA
ateliê - Dias Abertos do Agrupamento, 4 e 7 de abril 2025
Biblioteca da Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto
Envolveu 12 Turmas dos 2ºe 3 º ciclos, 209 alunos, 12 docentes,1 Profª Bibliotecária, 2 docentes da equipa da Biblioteca, 2 alunas monitoras voluntárias do 12º ano; em 12 tempos de 50 minutos; org.ª Biblioteca Escolar.
METODOLOGIA:
Motivação: apresentação de 3 cartazes de uma campanha ambiental promovida em Porto Santo (Câmara Municipal de Porto Santo, 2022); explicitação do conceito de "Eco-poesia"
Proposta de escrita criativa: “Escrever à maneira de ...”, a partir de poemas de Luís de Camões ou de Sophia de Mello B. Andresen ou de António Gedeão”; escrita a partir de mote, individual, a par ou em grupo
Produtos de trabalho: 80 “eco-poesias”; exposição na Biblioteca Escolar
Balanço: muito positivo, pelo empenho dos alunos a qualidade de muitas produções, que podemos considerar "instantâneas", por terem sido realizadas em menos de 50 minutos...
Semana da Leitura - Agrupamento
Esta Semana foi dinamizada em todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento, integrando os programas de cada estabelecimento de ensino e, ainda, a programação proposta pela organização municipal do Festival Alcobaça Inspira, que coincidiu no tempo. A organização esteve a cargo dos Departamentos do 1º ciclo/ pré-escolar e de Línguas e da Biblioteca Escolar. Contou com a participação de docentes, alunos, funcionários e familiares.
A Semana foi comemorada em todas as turmas do pré-escolar e do 1º ciclo, com atividades múltiplas atividades, organizadas em cada estabelecimento de ensino/ turmas; neste contexto, houve participação de familiares em atividades de Leituras Partilhadas (74 no total, em 3 escolas). Destacamos:
-
EB de Alfeizerão: Leituras com a família; Leituras vizinhas; leituras interturmas por docentes da escola e da educação especial; pausa para ler em sala de aula; sessão com contadora de histórias (1ALF); teatro de sombras por encarregada de educação (pré-escolar); leitura em simultâneo no ginásio ou recreio por todas as turmas; teatro de marionetas “Inês de Castro”/ Festival Alcobaça Inspira (todas as turmas do pré-escolar e 1º ciclo); desafio da biblioteca: gravação de podcasts e de vídeos “Vamos falar sobre livros”; Teatro de Marionetas “Inês de Castro “ (todas as turmas).
-
EB da Cela: Leituras com Famílias; Professores a ler; Leituras a pares (Pré e 4CEC); desafio da biblioteca: gravação de podcasts “Vamos falar sobre livros”; ateliê “Caça às letras”; Desafio: “Ler em qualquer lugar” (intervalos); Pausa para ler; Leitura com fantoche (23CEC); ateliê “Era uma vez…outro leitor”- troca de livros (Pré-escolar); Leitura partilhada (23CEC); “Leituras em movimento”, ao ar livre (4CEC); “Pais Leitores & Filhos Sonhadores (23CEC); Mural de recomendações (4CEC); Festival Inspira: Teatro de Marionetas “Inês de Castro “ (todas as turmas).
-
EB S. M. Porto: Mantas de Leitura; Recreio com Livros; Leituras em Família; Livr’ à mão ou 10 Minutos a Ler, nas salas de aula; desafio da biblioteca: gravação de podcasts ou de vídeos “Vamos falar sobre livros”; Festival Inspira: Teatro de Marionetas “Inês de Castro “(todas as turmas); encontro com o escritor Sérgio Franclim, à distância.
Na escola sede, EBS S. M. Porto, participaram todas as turmas em atividades do programa, com participação ativa da Biblioteca Escolar, de docentes dos Departamentos de Línguas e do de Ciências Sociais e Humanas, outros professores do 6º ano de diversas disciplinas; participaram, também, professores que acompanharam as turmas em atividades do Festival Alcobaça Inspira; no total terão participado cerca de 59 docentes da escola sede. Destacamos as atividades:
- piqueniques de leitura na sala de aula ou espaços exteriores: 43,7% das turmas (256 alunos; 14 docentes);
- paragens para ler nas salas de aulas de várias disciplinas do 6º ano e ensino secundário: 40,6% das turmas; 228 alunos em 13 turmas e 13 docentes);
- produção de 1 vídeo na biblioteca, por 2 alunas aderentes à proposta.
O Festival Alcobaça Inspira decorreu em simultâneo com a Semana da Leitura, tendo havido a oferta de atividades diversificadas na escola sede:
-
assistência a 5 peças de teatro sobre temáticas literárias (398 alunos, 23 turmas, 23 docentes)
-
espetáculo musical alusivo a Camões (184 alunos, 9 turmas, 9 docentes)
-
performance de Rap e Poesia (33 alunos, 2 turmas 3º ciclo, 2 docentes);
-
oficinas Filosofia para crianças (18 alunos, 1 turma 2º ciclo, 1 docente)
-
oficina de escrita criativa (38 alunos, 2 turmas de 9º ano, 2 docentes)
-
palestra por ilustrador de BD e da Marvel (56 alunos, 3 turmas do 9º ano, 3 docentes).
Clube de Leitura Apanhados da leitura - EBS S.M. Porto
O Clube funcionou com uma média de 8 alunos do 2º ciclo, ao longo do ano letivo, coordenados por 1 docente, com a periodicidade de 1 sessão semanal, num total de 30 sessões de 50 minutos.
Desenvolveram-se múltiplas atividades alusivas à leitura (exemplo: debates, momentos de escrita criativa; leituras em voz alta, silenciosa, dramatizada; individual ou em grupo; efemérides; leituras diversificadas)
Considera-se que este Clube é uma mais-valia para a formação integral dos alunos e para o desenvolvimento da competência leitora.
No presente ano letivo, não houve possibilidade de assegurar 1 tempo semanal para alunos do 3º ciclo, por incompatibilidade de horários.
Desafios de Leitura e Escrita - Agrupamento
Deu-se continuidade à promoção de ateliês criativos na Biblioteca Escolar da EBS, em contexto informal, que envolveram a leitura, a escrita e a expressão plástica; organizaram-se ao longo do ano letivo 6 ateliês temáticos, que ocuparam maioritariamente alunos mais novos, com uma média de 3 alunos por dia e com as seguintes temáticas:
-
outubro: O Mundo (Mês Internacional das Bibliotecas Escolares)
-
novembro: Leituras fantásticas (Halloween)
-
dezembro: Natal
-
janeiro/ fevereiro: Recriar Camões: “Enche o pensamento de Camões”; “Dar cor ao Camões”
-
março: Marcador de Leitura (Semana da Leitura)
-
maio e junho: Pop-up para a minha família (Dia Internacional da Família)
No 1º ciclo e pré-escolar, desenvolveu-se na Semana da Leitura, o desafio de gravação de um podcast ou de um vídeo alusivo à leitura, em todas as escolas, do pré-escolar ao 4º ano, com grande entusiasmo de 65 alunos em 9 turmas; produção de 38 podcast e 15 vídeos; participação de 9 docentes.
Concurso de Escrita Criativa - EBS S.M. Porto
Lançado em maio por iniciativa de 2 alunas voluntárias do 12º ano (Letícia Ferreira e Beatriz Silva) com apoio da Biblioteca Escolar. Com 3 escalões: 2º ciclo; 3º ciclo; secundário. Teve pouca adesão dos alunos, mas foi atribuído um prémio a uma aluna do 3º ciclo: Sophia Vitória da Silva Azevedo, do 9ºC.
Leitura e Literacia/Programa Educativo da Câmara Municipal de Alcobaça) 1º ciclo/ Pré
Oferta da autarquia/ Biblioteca Municipal de Alcobaça (BMA) junto dos estabelecimentos de ensino que têm pré-escolar e 1º ciclo: "A Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente"; Estórias Competentes"; As histórias vão à escola".
Nestas sessões, participaram 521 alunos, uma vez que houve turmas a participar em mais de uma oferta da CMA, com a seguinte distribuição:
-
EB Alfeizerão: 249 alunos, todas as turmas o 1º ciclo e do Pré-escolar
-
EB da Cela: 116 alunos, todas as turmas do 1º ciclo
-
EB de S. M. Porto: 156 alunos, todas as turmas do 1º ciclo
-
Quanto à atividade proporcionada pela Biblioteca Municipal de Alcobaça (BMA) “A Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente”, considerou-se positivo, porque deu a conhecer às crianças os espaços e serviços da Biblioteca Municipal de Alcobaça; realizaram-se 2 das 3 sessões previstas.
-
Quanto à atividade “Estórias Competentes” considera-se muito positivo o contacto com a diferença e a perceção de que todos são capazes e úteis à sociedade, através da inclusão; realizaram-se as 9 sessões foram previstas; estava previsto para o 3CEC e 4CEC (não foi realizada), mas foi realizada para 1CEC e 23CEC (não estava previsto).
-
Quanto à atividade “As histórias vão à Escola”, considera-se que contribuiu para combater a iliteracia, incentivar o gosto pelos livros e pela leitura, proporcionando momentos agradáveis de leitura, onde o texto, as ilustrações, os afetos e os sentimentos estimularam a imaginação e a criatividade. Além disso, as histórias ao serem contadas de forma teatralizada contribuíram para o envolvimento ativo dos alunos na atividade. Realizaram-se 15 das 16 sessões previstas.